segunda-feira, 5 de julho de 2010

A oração do justos...


Nos últimos dias recebi, via email, uma foto que me chamou a atenção: uma igreja, seguindo o modelo dos “fast food's”, oferecia uma um de seus “produtos” - havia ali um “drive-thru” de oração; ao final cada motorista era convidado a deixar ali “alguma oferta” . A princípio achei que se tratava de uma brincadeira , de mal gosto é claro, mas para a minha tristeza tratava-se de um fato real. Lembrei-me de uma frase usada pelo rev. Tárcis no sermão de domingo passado: “Se Jesus é o caminho, algumas igrejas são [as praças de] pedágio.
É estranho pensar que uma das nossas marcas passa a ser objeto de consumo. A oração, que deveria ser, um meio de fortalecimento de nossa fé, de comunicar-se com o divino e expressar a nossa gratidão, bem como nossos anseios, mas não se trata de uma ferramenta “mágica”.
Observando os textos bíblicos percebemos que a oração fazia parte da dinâmica de vida das pessoas: tinha um sentido terapêutico, pois ajudava as pessoas a confrontar a sua realidade e expor seus sentimentos. Em muitas passagens bíblicas nos deparamos com o próprio Jesus orando, e o mesmo orienta seus discípulos: Vigiai e orai...
Hoje, temos um apelo que em nada se aproxima das práticas cristãs: há orações fortes pra tudo; campanhas de oração para emagrecer e para enriquecer, e há também líderes que insistem na frase: muita oração, muito poder...pouca oração, pouco poder. Confesso que ainda não encontrei fundamento bíblico para tal afirmação.
É preciso recuperar o sentido real do cristianismo e o real valor de ser comunidade de fé – local em que se partilha ideais e que se celebra a vida e a graça (de graça!), assim como Cristo nos ensinou. Louvo a Deus por saber que preservamos em nossa liturgia momentos de oração; porque também desenvolvemos a prática de oração em família e porque há em nossa igreja um grupo fiel que se reúne semanalmente para orar pelos pedidos da comunidade.
Esta é uma bela marca cristã, que o Senhor nos ajude a conservar esta graça.

Um comentário: