quarta-feira, 14 de julho de 2010

Bom mesmo é ter sonhos pra contar...


Depois de um mês de internação hospitalar minha mãe recebeu alta . Ainda inspira cuidados, mas se sente melhor por tomar menos medicações, por não depender de aparelhos e por estar em casa. Diariamente ligo pra ela; e conversamos sobre o dia, sobre a evolução de sua saúde e sobre a família: filhos/as, netos/as e bisnetos/as, todos apaixonados pela dona Jacy!
Em um dos períodos da internação levei alguns livros para o hospital; histórias sempre aquecem nossos corações e animam o nosso dia. Contava histórias pra ela e também para as demais pacientes do quarto. Havia uma que falava sobre uma lagarta sonhadora que deseja ser bela e voar alto, descobrindo novos espaços e vivendo novas aventuras. Foi uma diversão só.
Quando terminei a história perguntei pra minha mãe: “E a senhora, também tem sonhos?”- rapidamente ela me respondeu: “Sim! E que graça tem a vida se a gente não sonhar?” Pronto! Não era necessário dizer mais nada; isto foi o suficiente para que eu me pusesse a pensar em quais eram os meus sonhos e o que eu estava fazendo para que eles se concretizassem.
Ouvir os sonhos da minha mãe me fez lembrar da brilhante canção que nos diz “ ♫ porque se chamavam homens, também se chamavam sonhos, e sonhos não envelhecem ♪”; a música é um convite para que a gente aventure pela vida, tendo como combustível o sonho e a esperança.
É exatamente destes elementos que precisamos para que a vida faça sentido e que tenha sequencia mesmo depois de períodos difíceis. O próprio Deus, por intermédio do profeta Joel nos ensina que é preciso sonhar: derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.(Jl 2.28). Estas palavras foram ditas em um período em que todas as plantações haviam sido arrasadas por gafanhotos. No dia do Senhor, os sonhos das pessoas maduras, de pés no chão e capazes de dar sequencia da história sem abrir mão de seus princípios, seriam retomados.
E a vida tem graça sem sonho? - Não! É por isso que precisamos de uma dose deles diariamente. Aprendi com a história da minha mãe o que a canção já afirmava: (só) os sonhos não envelhecem. E você? Têm sonhos? Espero que os cultive e que faça o possível para que eles se transformem em realidade.
Que Deus renove sua esperança,
suas histórias e suas canções.
(♫ e lá se vai mais um dia!♪)

3 comentários:

  1. Lidia querida, to feliz por mais essa "aquisição" sua. Um blog. Essa é uma forma de conversar com suas ideias mais simples, ou mais complexas.

    Amei.

    Parabens.

    ResponderExcluir
  2. O titulo "Sonho pra contar" levar a perspectiva de que nem todo sonho será vivido, mas cumprirá o papel se for lembrado e contado com o mesmo entusiasmo de quando gestado.

    Ótimo titulo.

    Sou sua fã... disfarça... rsrs

    ResponderExcluir
  3. Tia fico perfeito,achei muito bom...Mas "adorei" pois realmente a musica é um convite para que a gnt se aventure.
    Valeu tia bjão

    ResponderExcluir